Como desenvolver uma rotina de trabalho saudável

Nem sempre conseguimos desfrutar de um ambiente de trabalho saudável. Nos sentimos estressados com a cobrança do chefe, o prazo apertado para terminar a tarefa, os colegas que nos interrompem e o telefone que não para de apitar.

Como desenvolver uma rotina de trabalho saudável

E isso nos esgota mental e fisicamente. Mas saiba que você pode fazer algo a respeito para modificar isso.

Se o seu ambiente de trabalho te incomoda, preste atenção nesse post, pois ele é para você. Aqui vou te mostrar como você pode tornar o seu local de trabalho mais calmo, saudável e gostoso de se estar.

Como é uma rotina de trabalho saudável

Não sei se já aconteceu com você, de ficar observando aquele falatório de pessoas que dizem amar o seu trabalho ou que adoram estar lá e coisa e tal, e de pensar que isso não é verdade.

Acredite, existem sim pessoas que amam o seu trabalho. E o principal motivo para que isto aconteça, deve-se a rotina saudável que criaram para si mesmos.

Uma rotina de trabalho saudável envolve algumas etapas e tarefas que muitas das vezes ignoramos. Por exemplo:

  • você tem o hábito de anotar as suas atividades ao longo do dia em vez de tentar memorizar o que tem de fazer?
  • você arruma e organiza a sua mesa de trabalho?
  • você cuida da higiene e da energia do seu espaço em que trabalha?
  • você delimita um tempo para conversar com os seus colegas e outro para se concentrar inteiramente em suas tarefas?
  • você bloqueia as notificações do seu telefone enquanto trabalha?

Bem, se você respondeu com um não em pelo menos três delas, você não está trabalhando para construir uma rotina saudável. A boa notícia é que você pode começar a partir de agora.

5 dicas para você desenvolver uma rotina de trabalho saudável

Como desenvolver uma rotina de trabalho saudável

1.Anote e agende todas as atividades do dia

Quando tentamos nos lembrar das tarefas que temos de fazer ao longo do dia, perdemos o foco e a concentração naquelas a que estamos fazendo.

Assim nos distraímos com facilidade, perdemos a criatividade ou o engajamento e nada flui. Portanto, para que isso pare de te acontecer, adote essa prática.

Ao fim do dia anote tudo o que você tem que fazer no dia seguinte. Liste também a ordem de prioridade e urgência de suas atividades.

Com tudo anotado, você consegue ter uma visão ampla do que precisa fazer no trabalho e o seu rendimento aumenta consequentemente.

2. Organize a sua mesa de trabalho

Um dos principais fatores que contribuem para o bem-estar no trabalho é o local em que você desempenha as suas funções.

Se ele é bagunçado, sujo e com muitos ruídos, você não vai conseguir se concentrar. Um ambiente assim te deixa estressado, distraído e esgotado.

Observe atentamente onde você trabalha e faça a seguinte pergunta: o que eu posso melhorar ou modificar aqui para eu me sentir melhor?

3. Invista no seu espaço de trabalho

Muitas pessoas podem torcer o nariz para esta dica, mas ela é muito importante. Quase sempre, a média de trabalho semanal é por volta de quarenta horas.

Isto quer dizer que você passa um dia inteiro em seu trabalho. Por que não poupar e investir um pouco com conforto em seu ambiente de trabalho?

Se o seu chefe não pode lhe comprar uma cadeira decente para você sentar, por que então não compra?

Faça pequenos investimentos por você. Cuide do seu espaço como se fosse sua casa. Deixe-o agradável, se for permitido. Deixe-o com a sua cara.

Você vai se notar mais relaxado e motivado a trabalhar.

4.Evite conversas inúteis

Alguns colegas de trabalho não entendem que precisamos de concentração total até que digamos a eles.

Pessoas pouco produtivas sempre arranjam uma distração para fugir da execução de suas tarefas.

Estabeleça um momento para colocar o papo em dia, mas evite conversar e se distrair o tempo todo.

Lembre-se, o seu local de trabalho é para você exercer as suas funções. E não conversar sobre o que fulano fez naquele dia tal.

Seja o seu melhor e foque nos resultados que você entrega aos seus superiores ou clientes. Deixe para conversar depois do expediente.

5. Silencie o seu telefone

Esta não é uma dica, mas sim uma regra de ouro. Enquanto você se distrair com as notificações do seu telefone, o seu tempo não vai render e você vai continuar deixando tarefas pendentes para amanhã.

Quando estiver trabalhando, evite a todo custo atender aos chamados dos grupos, redes sociais, jogos e quaisquer que forem os aplicativos.

Concentre-se apenas em seu trabalho. E separe a checagem do telefone para os momentos de pausa e descanso.

Saiba que você não vai produzir se for interrompido a toda hora. Para desenvolver uma rotina de trabalho saudável, você precisa ser rígido consigo mesmo.

Conclusão

Não sei se você notou, mas desenvolver uma rotina de trabalho saudável não é para pessoas de outro mundo. É para quem arregaça as mangas e faz.

Somente com esforço você se policia a não checar mensagens fora de hora, e-mails, conversar com seus colegas de trabalho ou se distrair com outra coisa.

É preciso além de esforço, determinação para focar no aumento da produtividade em vez de ceder ao comodismo do “deixar para amanhã”.

Se você por em prática essas dicas, certamente vai desenvolver o hábito e sua rotina se tornará mais tranquila, relaxada, produtiva e saudável.

Pense em como está o ambiente em que você trabalha. O que você pode fazer para melhorá-lo? Quais são as coisas que mais te irrita nele? Você pode modificar isso?

Aprenda a gostar desse espaço e as horas vão passar mais rápido. Eu garanto.

1 comentário em “Como desenvolver uma rotina de trabalho saudável”

  1. Belas dicas. Interessante que até bem pouco tempo estava sob controle, hoje se tornou uma das maiores dificuldades minhas: o smarthphone. Uma medida que tomei em caráter emergencial foi desinstalar os app’s que mais roubavam meu tempo. Mas o processo de desapego é lento. rs…

Qual é a sua opinião?