
Você tem dificuldade em revisar o seu texto? Nesse post, você vai tirar todas as suas dúvidas. Você vai entender a diferença entre revisão e copidesque e vai praticar com excelentes dicas que eu separei aqui.
Ao final você vai ter o conhecimento necessário para revisar o seu texto de forma eficaz e produzir um resultado de qualidade.
Vamos lá?
Revisão textual: o que é?
De acordo com o site Brasil Escola, a revisão aprimora a estética do texto. Isto quer dizer que ela não melhora apenas o sentido gramatical, mas também o estilístico da escrita.
A revisão do texto engloba todos os elementos presentes em sua escrita. Desde a sua estrutura até a coesão do que foi escrito.
Revisar é tão importante quanto escrever. Com a revisão, o autor aprimora a sua experiência para com a escrita e aguça o sentido para a correção dos erros.
Revisão normal e revisão copidesque: qual a diferença?
Na revisão normal, os elementos que são corrigidos pertencem à pontuação, erros de grafia, etc. Ou seja, é o básico. Na revisão normal não se muda o sentido de uma frase, por exemplo, para melhorar a coesão.
Já na revisão copidesque, o revisor tem a total liberdade de mover uma frase ou excluí-la se necessário e de fazer alterações profundas no texto.
Em copidesque, o revisor modifica tudo o que não pertence àquele estilo de texto. Com sua visão analítica, ele consegue distinguir quais elementos cortar, modificar e corrigir.
Por que é tão importante revisar um texto?
Na pressa para terminarmos um texto, caímos na tentação de não revisá-lo. Por que isso é prejudicial?
Quando não revisamos, tendemos a achar que o texto já está pronto. Só que, ao praticar a escrita, você vai perceber que um texto nunca está pronto.
Você sempre irá encontrar elementos que precisam de ajustes, reparos e até mesmo substituição.
Revisar é extremamente importante para o seu aperfeiçoamento em escrever. Também é responsável pela qualidade que você entrega ao final do texto.
Se você não possui o hábito de revisar, seja por preguiça ou por achar que não precisa, tente criá-lo a partir de agora.
Revisar garante a você duas coisas: qualidade no texto e experiência na escrita. Por isso, pratique.

O que é preciso para revisar?
Você não precisa fazer um curso superior em Letras para revisar artigos. Mas não me entenda errado. É importantíssimo ter uma faculdade, caso seja o seu foco. O que eu quero dizer é que não é um requisito obrigatório.
Para revisar, o que você precisa é entender em profundidade a gramática da língua. E não somente ela, mas toda a parte estilística do texto.
Se você deseja trabalhar formalmente como revisor freelancer, é obrigação sua aprender o que eu disse ali em cima.
Mas caso você só queira revisar o seu próprio conteúdo, não é preciso que mergulhe a fundo. Abaixo eu separei algumas dicas que vão te ajudar a revisar de forma satisfatória os seus textos. Quer ver?
Como revisar o texto?
Se você ainda não sabe por onde começar na revisão, leia atentamente as dicas que separei abaixo. Pratique-as sempre e você vai ver o quanto a sua percepção e aptidão para a revisão vão melhorar:
- Evite revisar o texto logo após você ter escrito
- Verifique se o texto possui a estrutura adequada
- Utilize a revisão gramatical do seu editor de texto
- Abuse dos sinônimos
- Não tenha receio de cortar trechos, palavras ou expressões
1. Evite revisar o texto logo após você ter escrito
O motivo de não ser prudente que você revise assim que escreveu é que sua mente já está habituada ao texto. Então, encontrar erros mais profundos será mais difícil.
A sua mente vai deixar passar muitos erros que, quando corrigidos com a mente fresca, saltam à vista.
Portanto, procure revisar o que escreveu somente depois de uma pausa. Faça outra atividade ou até mesmo parta para a escrita de outro texto. Mas não revise de imediato.
Você pode separar uma hora ou dia específico apenas para revisões. É uma dica que funciona bastante comigo.
2. Verifique se o seu texto possui a estrutura adequada
Um dos primeiros itens que você deve se atentar na hora em que for revisar é a estrutura do seu texto.
Depois de saber a que estilo ele pertence, procure conferir se ele possui os elementos necessários, como a introdução, parágrafos e títulos no desenvolvimento, etc.
Esse é um check-list necessário que muitas vezes passa despercebido.
3. Utilize a revisão gramatical do seu editor de texto
Se você usa o Google Docs como eu ou o Word, comece a desfrutar da ferramenta de correção gramatical. Muito útil, ela vai te auxiliar muito.
No entanto, não confie apenas nessas ferramentas para corrigir a parte gramatical do seu texto. Leia atentamente a tudo, verifique o sentido das suas frases e procure por erros ocultos, presentes nas entrelinhas.
4.Abuse dos sinônimos
É muito cansativo ler um texto em que a mesma palavra ou expressão são repetidas inúmeras vezes.
Para que isto não aconteça com você, faça como eu. Abra o dicionário de sinônimos e pesquise palavras alternativas.
Assim você não cansa o leitor com tanta repetição desnecessária.
5. Não tenha receio de cortar trechos, palavras ou expressões
Quando percebemos que uma palavra não combinou com a frase ou que uma frase inteira não faz mais sentido no parágrafo, temos de cortá-los.
Você não pode se apegar ao que escreveu a ponto de não querer revisar. A revisão é o amadurecimento da escrita.
6. Bônus: não é possível alcançar a perfeição
Sim, vai haver momentos em que você poderá ficar obcecado tentando alcançar a perfeição. Vou te dizer uma coisa: um texto nunca estará definitivamente pronto. Não importa o quanto você revise, sempre achará algo para ser modificado ao longo do tempo.
A sua percepção se aguça e o seu modo de revisar amadurece.
Por isso, revise e entregue. Certifique-se de que entregou com qualidade e contente-se com o que fez.
Se você perseguir o feito de entregar um texto perfeito, você nunca vai terminar nada.
Concentre-se no agora e faça o seu melhor.
Conclusão
A revisão é sem dúvida a maior contribuidora para o aperfeiçoamento da escrita de um autor. Com ela nós refletimos sobre os nossos erros, crescemos como profissionais e adquirimos experiência.
Agora que você já sabe como revisar o seu texto, pratique sempre que puder. Você só notará a sua evolução na escrita, se praticar. Não é à toa que dizem que a prática leva a perfeição.
Não tenha medo de errar ao escrever e deixe sempre para revisar depois de uma pausa. Assim sua memória estará fresca e aguçada para lapidar o seu texto.
Ah, mas caso você não tenha tempo de revisar o seu conteúdo e precisar de uma ajuda, é só entrar em contato comigo. Eu posso ajudar você.
Gostou das dicas? Por que não me conta nos comentários a que mais te ajudou?