CRUD Comandos Básicos – CREATE, READ, UPDATE e DELETE

O famoso CRUD, que em português pode ser traduzido como: criar, ler, atualizar e excluir, engloba os principais comandos da linguagem SQL (Structured Query Language) para a manipulação de dados, que são: INSERT (inserir), READ (ler), UPDATE (alterar) e DELETE (remover).

Pensando em facilitar a vida do iniciante, esse artigo vai te mostrar o que cada comando faz e como escrevê-lo. Quer entender mais sobre o assunto e botar o conhecimento em prática?

gif animado01

Então, continue lendo.

INSERT – CREATE

Esse comando é responsável por inserir dados na tabela. Assim, toda vez que você quiser adicionar algo novo, você precisa usar o comando INSERT, seguido do campo e do valor que você quer adicionar.

crud

SELECT – READ

O SELECT é de longe o comando mais utilizado do CRUD. Justamente porque é ele quem traz todo o resultado da busca que você quer saber.

crud-select

Assim, ele traz para você exatamente o que você quer saber quando pesquisa algo no banco de dados.

Mais artigos no blog sobre banco de dados:

 

UPDATE

O comando UPDATE tem por finalidade a atualização dos dados que você inseriu na tabela. Se por algum motivo você quer modificar um campo, atualizar o valor ou acrescentar novos dados, é o UPDATE que você vai utilizar.

UPDATE cliente SET endereco = ‘Rua da Flor’ WHERE nome = ‘Joana das Flores’;

Para atualizar um campo, basta especificar qual campo você vai modificar, com o valor antigo pelo valor que você quer substituir.

DELETE

Por fim temos o comando DELETE que simplesmente exclui o dado especificado. Muito cuidado, pois, uma vez excluído não tem Ctrl + z para voltar no tempo e desfazer a cagadinha.

DELETE from cliente WHERE nome = ‘Joana das Flores’;

Concluindo

Esses são os comandos básicos de manipulação de dados no SQL. Insert, Select, Update e Delete vão te acompanhar por toda a vida caso você decida seguir a área de programação.

Que tal você testar na linguagem que você mais gosta?

Quer receber no seu e-mail mais artigos como esse? Inscreva-se no blog.

Marcações:

Qual é a sua opinião?