Você alguma vez já usou o pacote de aplicativos Google Docs?

É claro que eu não sei se você é super fã do Word e torce o nariz para programas como LibreOffice ou o próprio Google Docs. 

Mas se for, eu posso afirmar que se você der uma chance para esse pacote de aplicativos você vai se encantar com a praticidade e facilidade de uso que eles oferecem.

Definitivamente eu era suuuuuuuuuper fã do Microsoft Word. E como redatora e revisora, esse programa era tudo para mim. Cheio de opções de formatação, robusto e é claro, tinha também seu status.

Lembro-me de que quando o Google Docs começou, não levei muita fé, confesso. Até porque eu estava muito bem com meu Word, obrigada. Mas a vida é cheia de surpresas e constantes mudanças, não é?

Com isso, em um belo dia, na faculdade, fomos apresentados a esta brilhante ferramenta. Porém eu tinha um certo preconceito. Não queria de jeito nenhum abandonar meu bom e velho Word. 

Só que o problema era que a minha professora só daria orientações de sua disciplina por meio do Google Documentos e não restou alternativa. Tive que me render.

Assim, levou mais ou menos um ano para eu trocar definitivamente o Word pelo Google Docs. E francamente, se eu soubesse o quanto o pacote do Google era mais fluído e tranquilo de mexer, teria feito isso antes.

E é pensando nisso que eu vou te mostrar nesse post quais são os aplicativos que fazem parte do Google Docs e como você pode começar a usá-los.

Certamente você pode gostar ou não da experiência. Contudo, eu digo que vale a pena tentar. São ferramentas extremamente úteis e podem nos quebrar um galho uma hora ou outra.

Google Docs: o que é

google-docs
Google

Para começarmos, o Google Docs é um pacote de aplicativos do Google que permite criar e editar arquivos online e offline.

Isso tudo é possível graças ao seu desenvolvimento feito por meio da tecnologia AJAX, que significa em português, Javascript e XML Assíncronos.

Uma curiosidade do Google Docs é que ele foi criado em agosto de 2005 pela Writely Team, mas com o nome original Writely

Ou seja, o aplicativo só foi ter referência ao Google, quando foi comprado e lançado por ele, após esse ano. 

Em relação às suas funcionalidades, o objetivo principal do Google Docs é facilitar a criação e edição de documentos entre pessoas. 

Veja abaixo suas principais funções e para que você pode utilizar os aplicativos:

1. Criar

Com o Google Docs você pode criar seus documentos de texto, planilhas, apresentações de slides e até mesmo formulários. 

E o melhor é que eles ficam disponíveis online para você compartilhar. Ou seja, você não precisa salvar em seu computador e enviar por e-mail toda vez que quiser compartilhar algo. Basta enviar o link.

2. Editar

Logo, você também pode editar tanto documentos já criados quanto importados de outros formatos ou programas, como o Word ou o Excel, por exemplo.

Do mesmo modo, o Google Documentos aceita documentos de programas como LibreOffice e outros editores de texto. Isto facilita pois com um único software você consegue abrir e editar diversos arquivos, vindos de locais diferentes.

3. Compartilhar

Com o Google Docs você consegue trabalhar com seus colegas em tempo real e interagir, editando e compartilhando as alterações.

Além disso, você pode compartilhar o link do documento, convidando seus colegas para editar o documento ou até mesmo, mandar por e-mail, direto da página de edição.

4. Salvar 

Falando em alterações, você não precisa se preocupar em salvar toda vez que faz algo novo no documento, pois o Google Docs salva o arquivo automaticamente.

Em outros editores de texto, nós temos que nos lembrar de salvar manualmente e isso às vezes é complicado. É claro que agora, por causa do Google Docs, a maioria deles já implementou a função de salvar automaticamente.

Mas eu confesso que essa foi uma das principais vantagens do Google Documentos quando eu migrei para ele. Não se preocupar se está salvo ou não, o documento é um alívio e tanto. 

Sem contar que eu sei que o documento está guardado tranquilo no meu Google Drive, e se algo acontecer com meu computador, eu ainda posso acessá-lo.

5. Comentar

Ainda sobre o trabalho em equipe, os aplicativos da Google permitem que você e seus colegas insiram comentários no documento, facilitando sua criação e edição.

Assim você pode responder o comentário, ignorar ou aceitá-lo. É uma mão na roda.

Pacote de aplicativos

Dentro do Google Drive, você encontra diversos aplicativos do Google Docs, entre eles os mais comuns:

Documentos

google-documentos
Google

Com o Documentos Google é possível, além de criar e editar arquivos, trabalhar ao mesmo tempo com sua equipe, compartilhar documentos em diversos formatos, entre eles em .PDF e .DOCX, assim como não precisar se preocupar em salvar ou fazer uma cópia, já que o Google faz isso por você.

Planilhas

planilhas-google
Google

Um dos maiores benefícios das Planilhas do Google é a sua facilidade em implementar e analisar dados, gerando gráficos coloridos e práticos, perfeitos para a sua apresentação naquela reunião da empresa.

Com o aplicativo Planilhas você tem à disposição inúmeras fórmulas prontas além de opções de formatação que tornam seu tempo mais produtivo.

Apresentações

google-apresentacoes
Google

Com o apresentações você pode criar slides incríveis e caprichar no layout, já que por padrão o aplicativo vem com dezenas de fontes e designs para você editar.

 

Leia também

Lean: o que é, para que serve e quais seus objetivos?

Design Thinking: o que você precisa saber?

 

Google Documentos: Como acessar

Você pode tanto acessar os aplicativos pelo navegador nesses links:

Quanto baixar o aplicativo no seu telefone por aqui.

Concluindo

O Google Docs é sem dúvida um dos melhores pacotes de aplicativos de criação e edição de documentos que existem atualmente

Seja pela leveza ou pela quantidade de funcionalidades disponíveis, ou por ser totalmente gratuito, esse conjunto de aplicativos é certamente, uma excelente escolha para trabalho, estudo e – e por que não? – lazer.

Por isso não faça como eu que resisti a usá-lo só porque tinha um bocadinho de preconceito por ele ser simples demais. Vá até ele, vasculhe suas ferramentas e opções de formatação. 

O que você achou do post? Me conte nos comentários sobre quais artigos você gostaria de ler por aqui. 

1 thought on “Google Docs: você conhece as vantagens gratuitas desse aplicativo?

O que você achou do post?