O que é GIT e GITHUB e qual é a diferença entre eles?

Diferença entre git e github

Muitas vezes confundidos, o GIT e o GITHUB são duas das ferramentas mais queridinhas dos profissionais de TI para gerenciar e desenvolver projetos.

De forma resumida, o GIT é um sistema de controle de versão de código, enquanto o GITHUB é o local onde você armazena o projeto GIT. Logo abaixo você vai descobrir o que é o GIT e o GITHUB, e quais são as suas principais diferenças.

O que é um sistema de versão de código?

Um controle de versão é essencial para o desenvolvimento de um projeto, já que, por meio do registro das alterações e features adicionadas ou removidas, pode-se voltar o projeto a um estado anterior, recuperando informações ou estabilidade no código, caso as alterações atuais tenham deixado o código instável.

Portanto, pode-se voltar a um ponto anterior na história do código/projeto e assim recuperar o que foi perdido ou acrescentado. Também é possível por meio do controle de versão, trabalhar em equipe sem que os integrantes deletem algo que você escreveu ou modifiquem, em segredo, já que o GIT mostra quem alterou o quê e quando.

O que é o GIT?

O GIT é um dos sistemas de controle de versão de arquivos que existem atualmente. É famoso porque além de ser open-source é muito fácil de se utilizar. Foi criado por Linus Torvald, um dos desenvolvedores do Kernel Linux, quando ele e sua equipe desistiram de usar o BitKeeper, também um controle de versão.

Em resumo, o GIT é o sistema que versiona o código, permitindo o trabalho em equipe sem que alguém sobrescreva o código de outra pessoa, além de criar um histórico completo do código, possibilitando voltar a versão anterior caso seja necessário.

E qual a diferença entre o GIT e o  GITHUB?

O GITHUB é uma aplicação web que armazena os repositórios GIT que você criou. Ou seja, ele é uma hospedagem web para os seu projetos em que há o controle de versão. Ele é como um portfólio de códigos.

Além disso, o GITHUB também é como uma rede social, pois possui feed, seguidores e é gratuito caso seus projetos sejam públicos. Se você quiser criar repositórios privados, você tem que aderir a um dos planos pagos.

Concluindo

Portanto, a principal diferença entre eles é que o GIT é um sistema de versão de códigos, enquanto que o GITHUB é o local onde você vai hospedar e armazenar as versões do seu código e projeto.

Marcações:

Qual é a sua opinião?