Qual curso eu devo escolher na área de TI?

Certamente, a área da tecnologia em nosso cenário atual possui inúmeros cursos, e isso confunde a nossa cabeça na hora de decidir qual cursar. 

Qual curso eu devo escolher na área de TI?

Se você está nessa situação e não sabe qual seria o melhor curso para você, nesse post eu vou te mostrar os cursos mais atuais e mais procurados, que tal ler até o final e descobrir?

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O tão famoso ADS. Este é o curso que eu faço. Por ser tecnólogo ele não leva muito tempo, possui três anos de duração e é focado no que realmente interessa. 

Digamos que, diferente de um bacharelado, em que o graduando tem um estudo mais amplo e profundo das disciplinas, no tecnólogo, o aprendizado é mais enxuto e preparado para o mercado de trabalho.

Desse modo o bacharelado ou a licenciatura são mais conceituais e o tecnólogo mais prático. Mas para quem é o curso de ADS?

Se você quer projetar sistemas, conhecer como funcionam e são feitos sites, aplicativos mobile, saber analisar softwares e ainda ter conhecimento em redes, então esse curso é para você. E o melhor? Dura somente três anos.

Sistemas de Informação

Esse curso é o famoso bacharelado de TI. Antes do ADS, praticamente todos que queriam se aventurar na tecnologia faziam esse curso.

É uma graduação completa que tende a durar cinco anos, em que o graduando vai aprender análise e desenvolvimento de software, além de aprender um pouco de redes, hardware, banco de dados e etc.

Para quem não depende de tempo e quer se aprofundar mais em um curso, Sistemas de Informação é uma boa pedida.

No entanto, na minha opinião, é um curso longo, e bem sabemos que a tecnologia muda rapidamente. Então provavelmente o que você aprendeu no começo do curso, ao final nem usará mais. 

Engenharia da Computação

Ser um engenheiro da computação vai fazer você criar, projetar hardware e desenvolver sistemas.

Também é um curso longo, com 5 anos de duração, mas que vai te fornecer uma excelente bagagem para que você possa criar e desenvolver alternativas e soluções para a tecnologia. 

Mas é bom saber que o seu foco é hardware. Assim você vai aprender a dar manutenção, projetar e etc.

Ciência de Dados

Considerada uma das melhores profissões da atualidade e queridinha do futuro, a tecnologia em dados é perfeita para quem gosta ou tem facilidade em analisar e extrair informação.

O cientista de dados aprende a programar e desenvolver seus programas para que eles trabalhem por si, tal como a inteligência artificial. 

Acho que você já deve ter ouvido os termos Machine Learning, Inteligência Artificial, Mineração de Dados e etc. Eles fazem parte do curso e é o que você vai fazer se quiser cursá-lo em 2 anos e meio.

Tecnologia em Banco de Dados

Esse tecnólogo de 2 anos e meio costuma focar em como modelar, criar e administrar um banco de dados. Além de como extrair informações e analisar dados. 

O tecnólogo em banco de dados aprende a melhor forma de garantir segurança a um banco de dados, e é bastante importante para o cenário tecnológico.

No entanto, é bom se atentar à computação em nuvens, que aos poucos conquistam as pequenas e médias empresas que precisam armazenar seus dados e não querem cuidar de uma infraestrutura local para isso.

Tecnologia em Redes

Este é o curso perfeito para seres que gostam de organização e muito, mas muito manual. O graduando em Redes aprende como montar uma infraestrutura, como dar manutenção e gerir diversas redes.

Geralmente o tecnólogo em redes dura de 2 a 3 anos.

Jogos Digitais

Para quem gosta e quer se aventurar no mundo da programação em jogos, esse curso é ideal. É claro que se você quer desenvolver jogos, tem que aprender a programar muito bem. 

Mas é um excelente curso, com duração média de 2 anos e meio. 

O seu foco é a mídia digital dos jogos e você vai aprender as ferramentas para desenvolvê-los.

Concluindo

E então, já decidiu qual curso vai escolher? É normal sentir dúvidas a respeito, e o que eu indico a fazer é pesquisar bastante a respeito dos preferidos.

Analise a grade curricular, conheça as disciplinas ofertadas e veja se você gostará de fazer. Começar um curso superior é muito fácil, o difícil é terminá-lo. E isso porque você precisa se comprometer muito com os estudos para ter êxito.

Além do mais, a área de TI muda constantemente e você sempre terá que aprender uma coisa nova ou atualizar o que já sabe.

Ou seja, a tecnologia não é para quem quer ser acomodado na vida. Fica a dica.

Boa sorte com a sua pesquisa e bons estudos.

Qual é a sua opinião?