O Manual de Programação, Design e Escrita para Iniciantes.

Soft Skills: que habilidades são essas e por que são importantes para você?

Aposto que você já deve ter ouvido falar do termo soft skills, afinal já faz alguns anos que essas habilidades são cobradas pelo mercado de trabalho.

Contudo, diante de uma crise na economia como a que estamos vivendo no momento em que escrevo este artigo (2021), surge a necessidade dos profissionais que antes estavam estagnados, se reinventarem.

Falando de modo mais claro, o tempo atual pede que o profissional olhe para si e faça um apanhado de suas habilidades técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills) e compreenda onde e em quê precisa melhorar e se aperfeiçoar. 

Certamente, grandes empresas e startups de sucesso não focam apenas na extensa bagagem educacional de um candidato na hora de contratá-lo, mas dão atenção também às suas habilidades comportamentais e interpessoais.

Nesse post eu vou te mostrar o que são as soft skills, como surgiu esse termo, por que elas são tão importantes e como você pode desenvolvê-las.

O que significa e como surgiu o termo soft skills?

soft skill

Segundo a revista Forbes, soft skills são habilidades subjetivas que estão relacionadas à inteligência emocional das pessoas e são desenvolvidas com base nas experiências vivenciadas ao longo do tempo.

Já de acordo com o livro, Habilidades Invisíveis de Marcelo Mugnela, as soft skills são características da personalidade e do comportamento que uma pessoa oferece ao seu meio profissional, sendo assim as aptidões mentais, emocionais e sociais.

Soft skill vem do inglês e significa habilidade interpessoal. O termo foi criado na década de 60, nos Estados Unidos, pelo exército.

O objetivo desse termo era diferenciar as atividades que não estavam relacionadas aos maquinários, e sim com o trato dos militares em si, como motivação em equipe, liderança, boa comunicação e etc.

Assim, o termo soft skill se refere a característica comportamental que desenvolvemos ao longo de nossa interação com os outros e com o meio e de como aplicamos-a em nosso ambiente de trabalho.

Por exemplo, há o traço característico como a introversão e a extroversão, que caracteriza pessoas como tímidas e outras comunicativas. 

Quais dessas características influenciam positivamente no ambiente de trabalho? A timidez com comunicação reclusa ou a extroversão com a comunicação fluída?

Pois bem, é claro que é a extroversão. Essas soft skills que todos tanto falam, nada mais são do que esses tipos de habilidades.

Ou seja, são traços característicos da personalidade de uma pessoa que tem o poder de elevar a produtividade do ambiente de trabalho.

Em resumo, soft skills são: boa comunicação ou comunicação assertiva, ética, trabalhar sob pressão, flexibilidade, pensamento criativo, colaboração, liderança, empatia, resolução de problemas, etc.

Por que essas habilidades se tornaram tão importantes hoje em dia?

Talvez por causa do modismo, mas em boa parte por causa da mudança estratégica que muitas empresas adotaram. 

Isso porque, antes, era cobrado de um candidato a uma vaga, apenas o currículo que envolvia sua educação (hard skill) e sua experiência profissional até ali. 

Contudo, o profissional mesmo cursando a melhor universidade, podia não trabalhar bem em equipe porque não tinha habilidades interpessoais, ou seja, não se socializava, não se comunicava assertivamente, não colaborava com sua equipe.

No fim, esta situação causava um transtorno enorme no setor e é claro que a empresa não atingia seus objetivos. Um único funcionário desmotivado pode minar a motivação de uma grande equipe.

Com isso, habilidades que antes eram reconhecidas como subjetivas e intrínsecas da personalidade humana, agora são consideradas também requisitos essenciais para o mercado de trabalho.

Portanto, com as soft skills ,pode-se alavancar a melhoria de serviços de uma empresa, assim como motivar uma equipe e fazê-la trabalhar em sintonia ao redor de um objetivo.

Ou seja, diferentemente das hard skills que são especialidades técnicas ou o conhecimento que a pessoa adquire ao longo de cursos, faculdade e especializações, as soft skills são habilidades pessoais, comportamentais, absorvidas por meio da percepção e da vivência ao longo da vida.

Quais são as soft skills mais desejadas? 

softs skills

Dentre as habilidades mais desejadas no mercado de trabalho atualmente, destacam-se:

  • Liderança: qualidade excepcional requerida no ambiente de trabalho. O profissional tem a capacidade de motivar sua equipe e coordená-la a fim de atingir um objetivo
  • Empatia: capacidade de entender a outra pessoa de um modo mais profundo. Colocar-se no lugar do outro e compreender o seu ponto de vista.
  • Comunicação assertiva: capacidade de se comunicar claramente, passando a mensagem sem ruídos.
  • Ética: valores e moral sólidos.
  • Trabalhar sob pressão: capacidade de manter o foco e a calma em situações desgastantes, mudanças repentinas e prazos apertados.
  • Flexibilidade: capacidade de se adaptar a mudanças, aprender e desaprender.
  • Resolução de problemas: capacidade de exercitar o pensamento lógico e criativo a fim de solucionar problemas

Como você pode desenvolver essas habilidades?

Bem, certamente você pode desenvolver essas habilidades com a prática e a observação. Contudo não é uma tarefa fácil.

Isto porque, você pode ser muito tímido e de uma hora para outra não vai conseguir se tornar um hábil orador ou comunicador. A prática requer tempo. 

Então, sim, você pode desenvolver soft skills

Por exemplo, digamos que você queira melhorar a soft skill da comunicação assertiva. Para isso você reconhece que não sabe se comunicar com os outros muito bem. Quando você fala, ou fala demais ou de menos e as pessoas não conseguem captar o que você realmente queria dizer.

Dessa forma, você precisa buscar o conhecimento que te dê uma luz de como melhorar a comunicação. Pode ser um curso de oratória, um vídeo no Youtube, um podcast, etc.

Ao compreender o conceito, você estará pronto para praticar em seu dia a dia. E com a prática vem o amadurecimento da soft skill. Por fim, daqui um tempo você vai perceber o quanto sua comunicação está melhor.

Assim, invista bastante nas leituras de livros e artigos que tratam sobre o assunto. Temos um post aqui sobre mindset, da pesquisadora Carol Dweck, que fala muito sobre como funciona o cérebro de mindset fixo e de crescimento.

Aos poucos, e investindo em conhecimento, você vai ter mais confiança para praticar a soft skill e desenvolvê-la, tornando-a parte da sua personalidade.

Concluindo

Soft skills são habilidades comportamentais que podemos desenvolver ao longo do tempo. São essenciais no mercado de trabalho atual e colaboram também para o desenvolvimento pessoal.

Nesse post você descobriu o que de fato são as soft skills, como elas surgiram e como você pode desenvolvê-las.

Portanto, investir no autoconhecimento e no estudo e prática dessas habilidades, não só garantem um futuro profissional promissor como também pessoal. 

Se você gostou do post e quer mais assuntos como esse aqui no blog, escreva nos comentários o que você gostaria de ler por aqui.

 

Referências

FORBES. Soft skills mais requisitadas pelo mercado. Disponível em: <https://forbes.com.br/carreira/2017/07/6-soft-skills-mais-requisitadas-pelo-mercado/>.

MUGNELA, Marcelo. Habilidades Invisíveis – Soft skills: Liderança, Negociação e Comunicação – habilidades despercebidas que valem dinheiro. Amazon, 2021

 

NayaraBonim

Analista e criadora de conteúdo. Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Pós-graduanda em Engenharia de Software.

O que você achou do post?