UX Design: você sabe o que é? Descubra aqui nesse post

Você já ouviu falar de UX Design? Com certeza você já deve ter visto alguém no LinkedIn com essa profissão e ficou curioso, não foi?

ux design

Nesse post curtinho eu vou te mostrar quem é esse profissional, o que ele faz e como você pode se tornar um, se te interessar.

Mais para frente farei um post bem completo sobre UX Design e todas as outras disciplinas que englobam esse termo.

Não perca o artigo quando sair, hein? Por isso se inscreva no blog para receber todas as novidades.

gif2

Mas, só para adiantar….

O UX Design é a área que estuda uma maneira de criar um produto ou qualquer coisa que proporcione a satisfação e o prazer às pessoas que os usem. Dessa forma é estabelecida uma experiência positiva, objetivo este do UX (User Experience).

Quer saber mais sobre essa área que tanto cresce no mercado? Então acompanhe o post.

O que é UX Design?

O UX deriva do User Experience, que pode ser traduzido como Experiência do Usuário. Esse termo foi criado pelo americano Don Norman em 1990, e se concentra em como uma pessoa se sente ao utilizar um determinado serviço ou produto.

O UX Design identifica os principais aspectos de interação do usuário com o produto, fornecendo a melhor opção que se adeque à sua preferência.

Nota-se que o UX Design não é feito para esboçar apenas as ideias dos programadores ou para o idealizar o produto em si, mas para levar em consideração a opinião para o usuário.

O usuário diz o que quer do produto ou serviço, definindo o seu objetivo. O designer e toda a equipe farão com que “a dor do cliente” seja sanada da melhor forma possível.

Ou seja, tudo é feito pensando em entregar um resultado tão bom e recompensador, que a experiência do usuário se transforma em algo extremamente positiva e prazerosa.

Assim, como é dito no livro da Caelum – UX Usabilidade, a experiência do usuário é fruto de um conjunto de decisões tomadas na criação do produto: como vai aparecer, como vai se comportar, o que vai fazer, e etc.

Mas qual é a função do UX Designer? Veja no próximo tópico.

O que faz o profissional de UX Design?

É trabalho do UX Designer definir como os usuários vão interagir com o produto, quais tarefas vão executar, para que o produto vai ser utilizado pelos usuários.

Isto significa que parte do conceito mais subjetivo até o mais concreto a sua área de atuação.

O profissional dessa área precisa entender do que o usuário precisa, de como ele usará o produto, qual a maneira mais simples e descomplicada de incentivá-lo a utilizar o produto, além de estruturar cada fase de sua criação.

Cada forma, cada cor, cada funcionalidade tem de estar em consoante com a experiência de uso que o usuário terá de ter.

É o objetivo central do UX Designer que a experiência do usuário seja maximizada positivamente. Ele tem que adorar o serviço ou o produto. O problema do usuário tem que ser resolvido ao utilizá-lo.

Por isso, em conjunto com a equipe, esse é o trabalho do UX designer. Contudo, como o seu foco é na experiência do usuário, muitas das suas funções são concentradas em:

  • Estudo de caso
  • Entrevista com os clientes
  • Estudo da realidade dos usuários

Depois de todo esse levantamento é que o UX designer começa a desenhar o protótipo do produto. Contudo, ele não o faz sozinho. Geralmente há sempre uma equipe trabalhando em conjunto.

Agora, e se você quiser se tornar um designer de experiência de usuário, o que precisa fazer? Veja mais.

O que você precisa fazer para se tornar um UX Designer?

Primeiro que não existe um curso superior ou uma profissão exclusiva que contemple o UX Design.

Segundo que, esse profissional deriva de inúmeras profissões atualmente: engenheiros, publicitários, designers, bibliotecários e até escritores.

Ou seja, não existe ainda um pré requisito que defina quem pode ou não ser um UX Designer. Por isso, quem se interessa pela área só tem a tarefa de estudar e se aperfeiçoar no conhecimento disponível em cursos, palestras, livros e etc.

Então, se você se interessou pelo UX Design e quer estudar mais sobre, sugiro que procure por cursos online, livros que abordem o tema e depois quem sabe, procurar por trabalhos na área e ganhar experiência.

Concluindo

Viu que interessante é a área de UX Design? E como eles se concentram no usuário para dar vida às suas criações?

Esse profissional é, certamente, alguém que presta atenção às dores alheias, tem o cérebro antenado para descobrir soluções e entregá-las aos seus clientes.

Não é à toa que esse mercado cresce a todo vapor.

E então, se interessou pelo UX Design? Do que você mais gostou?

Não se esqueça de se inscrever no blog para saber mais de UX Design.

Marcações:

Qual é a sua opinião?