Volta às aulas: excelentes dicas para você se concentrar nos estudos

Volta às aulas: excelentes dicas para você se concentrar nos estudos

Se você, assim como eu, já se sentiu desanimado por ter que voltar às aulas após um período gostoso de férias e lazer, continue lendo esse post.

Aqui eu vou dar dicas de como você pode melhorar esse baixo astral. E também como você pode criar a sua própria rotina e retomar a vontade de se dedicar aos estudos. Acompanhe:

A terrível volta às aulas

Praia, verão e calor? Não! Eu quero é Netflix.

E assim desfrutamos nossas queridas e tão aguardadas férias. Saímos, dormimos bastante, assistimos a tudo quanto é coisa na tevê. Também lemos livros e nos dedicamos ao nosso hobby.

Mas como tudo tem um fim, uma hora nossas férias acabam, não é mesmo? E nossa dura rotina recomeça outra vez.

Só que, e se eu te contar que você pode criar gosto por estudar e se dedicar às tarefas menos prazerosas?

Nessa volta às aulas você não precisa se entregar ao desânimo de novo. Você pode e deve olhar para essa rotina com uma nova perspectiva.

E é sobre isso que vamos falar nesse post.

Por que desenvolver uma rotina de estudos é essencial para o seu desempenho acadêmico?

Todos trabalhamos. E bem sabemos que quem trabalha em período integral e ainda estuda a noite, tem de sacrificar muitos prazeres e momentos de lazer para conseguir conciliar tudo.

Contudo, a vida – em qualquer sentido- fica muito mais difícil e complicada quando guiada sem planejamento.

Muito se fala sobre gestão de tempo e produtividade hoje em dia. Mas por quê? As pessoas querem aprender a ganhar mais tempo em suas vidas. Elas querem fazer o que gostam e sentir prazer com isso. Mas não lhes sobra tempo.

Por isso, se você quiser ter mais tempo para se dedicar aos estudos, inevitavelmente terá de criar a sua própria rotina ou gerenciar melhor o seu tempo.

E como você pode criar essa rotina?

Antes de qualquer coisa, você precisa analisar o seu dia. Na semana, quais são as tarefas que você tem de fazer fora do seu trabalho que ocupam o seu tempo livre?

Se elas são do seu trabalho, tente se dedicar a elas apenas no trabalho. Separe o seu tempo livre para o estudo, e se policie para levar o mínimo do trabalho para casa.

Se você não termina as suas obrigações na sua empresa, não pode se concentrar nas atividades da faculdade em casa. Porque você já vai estar comprometido.

Depois que você separar esse tempo livre para os seus estudos, tente evitar a todo e qualquer custo as distrações.

Separe uma hora por dia para revisar o conteúdo, fazer atividades ou se preparar para uma prova. E durante esse tempo desligue tudo o que possa te incomodar ou te convidar para a distração.

Se você levar a sério isso, vai poder fazer as outras coisas de que gosta sem ter o peso na consciência de saber que suas tarefas estão atrasadas.

Como desenvolver o hábito de estudar todos os dias?

  1. Tenha foco
  2. Seja persistente
  3. Evite interrupções
  4. Presenteie-se

Tenha foco

Estar focado em sua atividade e se empenhar para terminá-la é crucial para aproveitar o tempo que tem.

Mesmo que tenha uma hora apenas para se dedicar aos estudos por dia, ao focar cem por cento, você aumenta a sua produtividade e eleva o grau de qualidade do que está fazendo.

Seja persistente

Às vezes você não vai querer estudar todos os dias. Talvez dormir seja mais tentador do que revisar a matéria do dia ou adiantar aquele questionário de uma disciplina difícil.

É por isso que você precisa treinar a persistência. Com ela você negocia consigo e promete a si uma recompensa caso termine a atividade.

Você precisa ser rígido se quiser criar esse hábito. Se você estipulou que vai estudar todos os dias durante uma hora, você tem que estudar.

Se fugir dessa rotina, o hábito deixa de existir.

Evite interrupções

De nada adianta você se policiar se quando for estudar, olhar o seu telefone a cada cinco minutos.

Entenda que se você quiser ir bem nos estudos, é preciso muito esforço da sua parte. Você vai sacrificar muitas coisas para ser mais produtivo em sua faculdade.

Mas saiba que o seu curso não é para sempre e no final você se orgulhará do quanto se dedicou.

Presenteie-se

É muito importante que ao cumprir uma tarefa, você possa se dar de presente alguma coisa. Pode ser assistir um episódio de sua série favorita ou ir dormir um pouco mais cedo.

O hábito precisa ser alimentado com atitudes prazerosas como essas.

Se ao revisar o conteúdo da disciplina em uma hora, e depois você pode assistir a sua série sem culpa, o seu ânimo não aumenta para terminá-la logo?

Pratique isso. Dê a si mesmo pequenos presentes por ter cumprido as suas atividades.

7 dicas rápidas para aumentar a sua produtividade na volta às aulas

  1. Anote tarefas e eventos importantes em uma agenda
  2. Arrume o seu cantinho de estudos
  3. Planeje o que vai estudar e separe por tópicos
  4. Faça resumos a lápis e não no computador
  5. Utilize a técnica pomodoro para controlar o tempo
  6. Crie metas realistas
  7. Faça pausas entre um assunto e outro

Conclusão

É normal nos sentirmos desmotivados quando temos que nos empenhar em tarefas difíceis e que nos tiram de nossos momentos prazerosos.

Contudo, se você criar uma rotina de estudos, a volta às aulas será tranquila e sem desânimo. Com esforço é possível se dedicar, aprender, resolver exercícios e ficar em dia com a faculdade.

Quer coisa melhor do que maratonar sua série preferida sem o peso na consciência de não ter feito o que tinha que fazer?

Então coloque em prática essas dicas e crie já a sua rotina de estudos. Foque no que tem mais dificuldade e nos exercícios que precisam ser resolvidos.

Ah, não esqueça de me contar qual foi a dica que mais te ajudou, hein? Bons estudos.

Qual é a sua opinião?